segunda-feira, 13 de agosto de 2012

IBAMA autoriza fazer sísmica marinha


A Universidade de Brasília -UnB e o Instituto Francês de Exploração do Mar receberam autorização do Ibama para realizar pesquisa sísmica marítima no litoral do Pará, do Maranhão e do Ceará.

A atividade está autorizada exclusivamente com a embarcação sísmica R/V Pourquoi pas? E deverão ser cumpridas as restrições apresentadas na Instrução Normativa n° 01/2011, que define áreas prioritárias para a conservação de tartarugas marinhas na costa brasileira, além das demais condicionantes da licença.

Essa atividade se faz necessária para estudar o fundo marinho de modo a entender melhor sua estrutura e como se deu a separação do continente americano do africano, que há milhões de anos formavam um único continente. Para isso serão coletados dados sísmicos na costa brasileira, região marinha entre os estados do Ceará  até o limite com o Pará, e em uma segunda fase a pesquisa será realizada na costa da África, entre Gana e Costa do Marfim.

Os pescadores deverão ficar atentos ao "Aviso aos Navegantes" que informará diariamente a localização da embarcação R/V Pourquoi pas? durante suas atividades nas margens do Pará-Maranhão-Barreirinhas-Ceará. Embarcações pesqueiras deverão manter distância mínima de 05 (cinco) milhas náuticas do R/V Pourquoi pas? de forma a evitar acidentes.

A SEMAM estará encaminhando o material informativo a colônia de pescadores Z-2.

Embarcação R/V Pourquoi pas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário