terça-feira, 3 de abril de 2012

SEMAM acompanha Simulado da Petrobrás

Hoje os fiscais e técnicos da SEMAM estiveram acompanhando o treinamento do simulado de emergência da PETROBRAS no estuário do Rio Acaraú, na ocasião foram realizados vários testes visando a preparação para um eventual derramamento de óleo (petróleo) na costa de Acaraú.

O Simulado consistiu na utilização de equipamentos, mobilização de pessoal e principalmente no direcionamento das ações a serem realizadas no caso de um acidente real.

No simulado foram utilizadas equipes de Fortaleza (Base Avançada); Rio Grande do Norte (Centro de Defesa Ambiental); Rio de Janeiro (Coordenação); Rio Grande do Sul (equipe de proteção a fauna); e Agentes Ambientais e Embarcações Locais.

O Treinamento foi dividido em quatro etapas, a etapa de controle marítimo, a qual foi composta por nove embarcações locais que foram responsáveis pela simulação de coleta do óleo no mar; a etapa de limpeza de praia, que foi realizada pelos Agentes Ambientais locais; a etapa de contenção e remoção, que foi realizada no estuário do Rio Acaraú; e a etapa de proteção, que foi realizada na entrada do Rio Boqueirão.

Foi realizado também um simulado de reabilitação de dois animais.

Barreira sendo preparadas para a contenção e remoção de óleo no estuário do Rio Acaraú

Simulação de captura de animal contaminado

Proteção da entrada do Rio Boqueirão

Simulado de limpeza da Praia do Mosqueiro

Agentes Ambientais Locais em ação

Helicóptero utilizado na operação

Caminhão transportador dos equipamentos para contenção de óleo (CDA - Rio Grande do Norte)

Lancha utilizada na contenção e remoção no mar (CDA - Rio Grande do Norte)

Estação de controle de dados (Base Praia de Arpoeira)

Equipe para tratamento e reabilitação de animais (Rio Grade do Sul)

Após o acompanhamento do treinamento pode-se concluir que o tempo de atendimento ao sinistro, que foi
de menos de 24 horas, é suficiente para a eficiente resposta a um possível vazamento de óleo proveniente dos cinco poços a serem perfurados em alto mar, a 60 km do litoral do município de Trairí. Visto que os modelos matemáticos apresentados pela Petrobrás estimam em 97 horas a chegada do óleo, proveniente os poços, na costa Acarauense.

É importante lembrar que um vazamento nos poços é muito improvável, já que serão utilizados equipamentos modernos, eficientes e seguros, além de pessoal estritamente capacitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário