quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

SEMAM Promove palestra no Sítio Butiri


No dia 09 de dezembro de 2011, aconteceu uma Palestra na Comunidade de Sítio Buriti, com a temática realizada pelo Diretor de Educação Ambiental, Sr. AVELAR RIBEIRO (representando a SEMAM deste Município). A palestra aconteceu por iniciativa do PROJOVEM daquela localidade na pessoa de sua Coordenadora, Sra. Mônica, no salão da EEIEF Professora Maria Leonete Brandão.
Sua fundamentação geral foi: mostrar o valor do Lixo (um dos subprodutos do conjunto de atividades desenvolvidas pela sociedade), a seletividade cuidadosa do mesmo, a reutilização do lixo orgânico, evitando consequências indesejadas para a humanidade e também sua reciclagem; a forma consciente de seu destino, mostrando que este subproduto, bastante heterogêneo, não pode ser posto no meio ambiente de forma inadequada, por ocasionar danos ambientais e riscos à saúde pública. Na oportunidade foi mostrado seu lado ruim (produção do chorume, no lixo orgânico) e seu lado bom (seu uso na agricultura no processo de compostagem).
Foi mostrado, ainda, as seis razões para diminuir o lixo no mundo (1 – é feio, 2 – é desperdício, 3 – é relativo, por existirem os produtores, os consumidores e decompositores, 4 – é reciclável, 5 - faz mal a nossa saúde, 6 – faz mal a saúde do mundo,   e as três atitudes para diminuir os problemas que o Lixo acarreta: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
A comunidade presente saiu com o pensamento firmado de que não é só apenas jogar o Lixo no Lixo e tudo está resolvido. Precisa-se de mais atitude e determinação no que diz respeito ao lixo produzido em sua própria casa.
A palestra foi encerrada com a discussão deste pensamento:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário