segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Agenda Ambiental na Administração Pública (A 3 P) em Acaraú


As demandas geradas pela Administração Pública nos três níveis – federal, estadual e municipal -, revelam excessivo consumo de recursos naturais. Cabe aos órgãos que compõem essas esferas reduzir o consumo de recursos naturais, diminuindo impactos ambientais em suas atividades, incentivando combate ao desperdício e uso racional de recursos.
A A3P é uma estratégia de construção de uma nova cultura institucional para inserção de critérios socio-ambientais na administração pública. Seus princípios básicos são:

* Combater todas as formas de desperdício de recursos naturais;

* Gerir adequadamente os resíduos;

* Incluir critérios socio-ambientais nos investimentos, compras e contratações de serviços dos órgãos governamentais;

* Sensibilizar os servidores públicos em relação aos aspectos ambientais e de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.
...
Partindo do conceito de consumo responsável e consciente, a Prefeitura de Acaraú através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM começou a exigir, em agosto deste ano, a redução do uso de copos descartáveis em eventos e repartições públicas, sendo adotado a utilização de canecas retornáveis.

Um comentário:

  1. Gostei da iniciativa. Sou professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e estou pesquisando sobre a Agenda 3P com o intuito de implementa-la na universidade.
    Parabéns a iniciativa de vocês!
    Edleuza Oliveira

    ResponderExcluir